sábado, 20 de janeiro de 2018

Os sonhos valem mais

Verdade seja dita, eu nunca pude me orgulhar de ter um emocional forte e inabalável, sempre me faltam palavras pra descrever esse turbilhão de coisas que se explodem em mim por meio dessas lágrimas que agora caem e dos sorrisos meio bobos no meio da multidão. É muita vontade pra pouca força, eu diria, enquanto eu tento relembrar daquela sessão de terapia em que aprendi "não seja forte, e sim resiliente" Eis que agora me dou o direito de chorar e de sofrer por não entender o mundo, já já me reconstruo e me fortaleço pronta pra mudá-lo (nem que pra isso seja preciso evoluir primeiro) “Conta até 10 – tudo cabe em dez segundos, acalme essa ansiedade” eu penso enquanto lembro da personagem que me ajudou a curar a vida. “Você deve seguir independente de qualquer coisa”. O meu problema é o peso, eu sempre senti e ainda sinto demais o peso do fardo que eu não devo carregar. É natural que às vezes a gente se canse um pouco de tentar curar o mundo sozinha. É muita responsabilidade, 0 de tempo pra vacilo, respirar talvez, culpa, dormir um pouco mais, acordar mais tarde do que devia, culpa, não estudar as quatro horas por dia, culpa esqueci que era hoje o compromisso. Como pesa (e muito) ser imperfeito – não aprendemos sobre isso no sistema da meritocracia. 

Nos mecanizam todo dia em busca da perfeição. 

Ser sempre bom, aprender logaritmo, orgânica, aritmética e também filosofia. Não há margens pra erros e mesmo que você não queira, aos dezessete anos seu único objetivo deve ser entrar na universidade, pública de preferência que é pra fazer um bom currículo, melhor se for de engenharia, medicina ou direito. Você quer ter dinheiro, não é mesmo? E se não for você já não se enquadra, já pertence ao mundo errado. Ser feliz é pouco no sistema capitalista, é preciso mais. Tá na hora de se tornar alguém na vida, chega desse disse me disse, cresce e aparece, o mundo não é brincadeira não. Pouco importa o outro, e daí se tem morador de rua, e se a criança da escola ainda não aprendeu a ler e você quer ajudá-la, “estude pra isso”, o mundo é individualista e se você não for ta ficando pra trás, e como dói ter que ouvir.

Quem foi que disse que pra ser bom é preciso andar pra frente?! Ser de ego não me convence. 



Que medo eu tenho de ir embora e de alçar novos voos, mesmo o meu maior lema sendo liberdade. Parece que eu construí tão pouco e ainda tenho tanto pra fazer, mas nem sei por onde (já que o livro didático e a prova de fim de ano me esperam junto com a pobreza, a vulnerabilidade e carência de alguns). Que medo eu tenho de não ter coragem o suficiente e de me enforcar na ganância do ser humano em qualquer esquina dessas. Que medo eu tenho de não ser suficiente para o mundo e pra mim mesma, de não corresponder as expectativas que colocam em cima de quem tem a “obrigação de fazer algo que questiona”. Que medo eu tenho de deixar de ser, de estar sendo corroída a cada instante pelo tempo que passa desesperadamente e veloz. 

Vá com calma, ainda falta tanto - ou não.

De dez em dez segundos, uma vida, e aonde estou deixando a minha nessa correria toda?! Relaxa, respira, inspira, foca e esquece o mundo lá fora. Os problemas do mundo não são culpa sua. Você tem que aprender a lidar melhor com eles. Talvez seja melhor dar um tempo, deixar o mundo correr sozinho sem correr atrás pra abraçá-lo. É hora de ser alguém na vida. Pena que pra se tornar alguém é preciso deixar de ser seu "eu" por alguns anos, meses, dias. Triste sociedade que oprime.  Esquece quem você é ou já foi, foco no que irá se tornar - mas lembre que você só será alguém se passar no vestibular, eles insistem em dizer.  Será?! E aquela menina que sonhava ( e ainda sonha) não era eu? Somos tudo que construímos pelo caminho e uma prova não pode nos diminuir. Somos nosso próprio mundo. Ou ame ou odeie. O que a gente se torna é consequência de hoje. Sociedade, vê se larga de oprimir sonhos! 

Eles valem bem mais que uma nota. 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Saudade é bicho estranho


                Amiga, você me disse que está sentindo saudade de cada sorriso e de cada abraço, de cada diálogo que mais parecia sussurro e de cada briga que terminava em amasso – nossa que velha essa palavra e que brega essa do amor. Eu sei que tá doendo, e dói até em mim te ver tendo que conviver e cruzar olhares com aquele cara todos os dias, só que agora sem sentir o cheiro e o gosto, sem enxergar a alma. Eu sei, saudade é bicho estranho mesmo.  Você também anda falando sobre sermos feitos de memórias e se assim somos o bem e o mal de quem passa por nós permanecem intactos no nosso destino. Há amores que chegam pra ficar pra vida e há amores que chegam pra nos construir seres humanos e nos fazer melhores e logo vão embora.  Assim sem motivo mesmo – seja culpa do destino, dos amigos, das inimigas ou simplesmente do que já foi escrito por Deus. 


          
                Sempre se busca entender o porquê do final, o porquê do “ser feliz para sempre” ter durado somente alguns anos ou segundos. O amor pode durar tempo ou pode nem ser medido em horas e sim em beijos, olhares e abraços, e se não for por isso, por tudo o que fica guardado na nossa bagagem não sei mais o que dizer e pensar sobre essa de abandonar o passado, seguir em frente, amar o próximo, se auto(re)conhecer. O amor não deveria machucar, mas dores são precisas, necessárias e preciosas ainda eu diria, pois te fazem ressurgir como cinza (ou Fênix) lá do ar.


                Você e todos os outros eternos apaixonados estão certos de sentir saudades, somos feitos de memórias, somos feito de histórias e cada pessoa que entra em nossa vida tem função de contribuir para a escrita da nossa. Nesse livro vida você ta bem, olha só, amor é para os fortes. Olha só toda a sua força!  Podem passar dois meses, três anos, um minuto. Podem chegar outros “dengos”, “xodós”. Amores vêm e vão e o que fica é a saudade e o que fica é o que você se torna e o que fica é o que você aprende com cada um que bate na sua porta. Valeu à pena? Se sim, comemore.  Amores vêm e  vão e você permanece aí, intacta, cada vez mais forte e o seu livro da vida só ganhou mais um capítulo. Aproveita que daqui à pouco vem o prólogo. A vida é trem-bala. Permita-se ser. 

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Ela abriu o coração e foi viver

Ela decidiu depois de umas três ou quatro quedas e de ter visto o tempo passar sem fazer nada que dessa vez vai ser diferente, vai abrir o peito pra amar mais o mundo, a si própria e os amores que vez ou outra esbarram pela sua vida nessas noites frias pela cidade em que ela só queria um abraço mais apertado. É que ela cansou de não ser sentimento e parecer frieza quando por dentro é extremamente quente. Tem gente que diz e vai embora e tem gente que fica sem falar nada e no caso ela é dessas que sente o mundo em segredo pra que ninguém possa ouvir e se segura no destino como quem confia e tem fé em algo inexplicável.

Ela cansou de fingir não sentir e de não demonstrar emoção, enganar o outro e a si próprio com essa neutralidade e naturalidade às vezes é cruel até demais e ela sente isso, ela sabe disso e só não fala pra se enganar mais um pouco. Mas agora ela promete ser diferente, vai se jogar no mundo sem pensar muito nas consequências, vai se entregar ao inesperado que surpreende e vai racionalizar menos as emoções. O ano virou e ela promete ser mais inteira já que cansou de ser metade.


Ela agora vai ser verdade, de verdade, todo dia. Abrir o peito é sempre a melhor decisão pra quem quer recomeçar pautada na singeleza do agora. Ela não quer pensar no que passou, já trouxe com ela o que é aprendizado e deixou no passado tudo aquilo que a fez mal. Ela também não quer pensar no depois, quem muito planeja uma hora se frustra e ela não quer se decepcionar, ela quer se surpreender pelo caminho.
Ela vai meio sem jeito como sempre viram ela, tímida, com medo, mas vai, porque não há ato maior de coragem do que o de ir com medo mesmo. Mudanças assustam e ela treme na base toda vez que para e pensa nas transformações que a vida, o dia a dia e a idade trouxeram e trazem. Ela evolui de um jeito único e a certeza que tem é que não é mais a mesma de meses atrás.

Bom, cara, mas ela não passa a ser um livro aberto como cê pediu um dia, ela ainda é e vai ser cheia de mistérios - sempre sem segredo - é que todos que questionam o seu jeito nunca pararam pra reparar bem ao fundo, enxergar bem profundamente seus olhos, decifrar cada uma de suas palavras, quem a lê direitinho nunca duvidou do seu coração gigante e da sua incansável vontade de mudar o mundo. É só cê entrar, mas vai pedindo licença por favor, que ela ainda não costuma deixar qualquer um reconhecer cada um de seus mistérios que a fazem única.Talvez, e só talvez, cê tenha sorte.

Ela decidiu que agora vai ser intensa e que vai ser mais verdade mas pra isso ela precisa encontrar gente de alma inteira, luz da vida e força na intimidade. Ela precisa de gente de verdade pra poder ser verdadeira. Gente que não faça cena, que não curte joguinhos, livre de chatice e frescura, gente que entra sem pretensão nenhuma, chega de mansinho sem muito alarde, e espera o tempo certo pra fazer bagunça - gente que sabe separar a bagunça boa da ruim - Porque ela, cara, ama quem a bagunça mas é a louca da organização e se ela se perder em si mesma vai dar um jeito de pular fora num instante, fechar a porta e se trancar no quarto (e no coração) pra botar cada coisinha de volta no lugar. Então, toma cuidado, ela decidiu ser melhor esse ano mas precisa das melhores pessoas ao seu lado e se cê não tiver vontade de ser a melhor pessoa da vida dela nem entra porque ela quer as melhores e ela vai procurar. Não duvide que um dia ela ache.