sábado, 13 de janeiro de 2018

Tá tudo bem (ou não)



Está tudo bem não estar tudo bem. Desde que você assuma isso para si próprio e pare de querer segurar o mundo seu e dos outros com as próprias mãos. Não é normal se olhar no espelho e não se reconhecer mais, se sentir perdido e sem rumo e achar que “está tudo bem, nada demais”; saúde mental é coisa séria e com corpo e alma não se brinca não. Só ta tudo bem se você enxerga isso e procura amparo, faz do amigo abrigo ou procura ajuda externa para se achar. Você não tem que ser forte o tempo todo. Ninguém tem que ser forte para sempre. Aliás, são dos momentos de fraqueza que nascem as maiores e melhores mudanças da vida e acredite você ou não, é deles que a gente tira força pro novo dia. É claro que nos sonhos a gente queria que a vida fosse mais fácil como parecia quando o problema era só escolher a brincadeira do dia e a relação mais problemática era com o colega de sala que por algum motivo não ia com a nossa cara
Crescer tem dessas de responsabilidade e o peso que ferra a saúde mental é a da pressão colocada pela sociedade que sempre tenta mecanizar o ser humano. Eles dizem e você aceita. Eles dizem e eu aceito. Eles dizem e a gente acha que tem que caber em caixinhas porque um dia nos ensinaram que a vida é assim né?! Com 18 faculdade e não há outra alternativa porque é preciso ser alguém na vida. Entrar no mercado de trabalho. Com 25 tem que estar estabilizado, de preferência com casa e carro – e se você for mulher, veja bem, já tem que estar pensando em casar. Sem falar nas redes sociais que hoje em dia pedem perfeição na vida, fotos perfeitas, aparências perfeitas... Falsa ilusão que engana o mundo que de perfeito não tem é nada.
Para um pouco o corpo. Aquieta um pouco a alma. Às vezes a vida pede calma. Olha no espelho e vai encontrando pouco a pouco o que você é de verdade, mergulha de cabeça na sua essência e esquece os seus posts e conversas virtuais. Olha pra dentro de si e enxerga com otimismo tudo o que você se tornou ( e saiba que uma alma bonita nunca depende de títulos e posses ). Olha toda a luz que sai dos seus olhos e vê como ele irradia externamente o mundo a sua volta, observa os detalhes, enxerga cada um dos amigos ao seu lado e compreenda o que vocês são um para o outro nessa evolução. Para um pouco e aquieta em meio a essa revolução de um mundo que pede pressa.
A saúde mental pede pausa no seu dia a dia. Pede pressa por amparo e colheita de todo sentimento seja ele dor ou amor. É preciso olhar pra dentro e se reconhecer. Está tudo bem não estar tudo bem desde que você entenda que a vida deve ser leve. Se ela te pesa, mergulhe e descubra o motivo, pula fora, diga não, saia, resolva. Não se adapte a uma coisa que não lhe cabe mais. Vai sobrar espaço ou faltar e você vai se arrepender de não ter dado voz pro bem mais precioso que você tem: você.
Sinta. O corpo, a mente e alma agradecem. Não ta tudo bem não estar tudo bem se você não procurar ajuda. Se ache, ta bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário